A avaliação psicológica para concursos públicos é utilizada em alguns cargos e geralmente causa dúvidas aos candidatos devido a pouca informação disponível na internet sobre essa etapa do processo seletivo. Este breve artigo visa esclarecer pontos principais do psicotécnico aplicado em concursos públicos.
Qual a finalidade do psicotécnico?
O psicotécnico ou avaliação psicológica tem o objetivo de identificar aspectos psicológicos do candidato compatíveis com o desempenho das atividades e profissiografia do cargo.
A avaliação para concurso é sempre valida?
Não. A Súmula 686, do Supremo Tribunal Federal, pacifica que somente a lei pode exigir que o candidato a cargo público seja submetido a exame psicotécnico. Ou seja, na lei que cria o cargo ou função pública, deve estar determinado se a avaliação psicológica faz parte das etapas de seleção.
Como é a avaliação psicológica ou psicotécnico de concurso público?
Nessa etapa do processo de seleção são utilizados métodos e técnicas psicológicas reconhecidos e adequados ao contexto da seleção. Normalmente são utilizados testes psicológicos e entrevista individual. Para alguns casos são utilizadas dinâmicas de grupos ou outras técnicas. Os testes utilizados devem estar na lista do SATEPSI, ou seja, devem ser aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia.
O candidato pode contratar psicólogo acompanhante para as devolutivas?
Sim, mas não é obrigatório. No dia da entrevista de devolução, o candidato pode levar um psicólogo acompanhante. Este mesmo psicólogo pode orientar quanto à solicitação do laudo.
******Os candidatos têm direito à entrevista devolutiva. Caso o candidato necessite da cópia do laudo, poderá ser feita requisição formal à banca avaliadora.
Andrea Pires Waldman
CRP 07/20531
****Proibida reprodução deste texto sem o consentimento da autora.
Comentários
Postar um comentário