Ao contratar um psicólogo para acompanhar em entrevista de devolução dos resultados os candidatos devem ter os seguintes cuidados:
1) Avaliar a real necessidade do acompanhamento, visto que o conselho federal de psicologia já garante o direito do candidato ter a entrevista de devolução. Se o candidato não está acompanhado, o psicologo que faz a devolutiva deve usar uma linguagem acessível que permita o entendimento dos resultados pelo candidato.
2) Certifique-se de que o psicólogo contratado possui qualificação para isso: nem todo psicólogo tem conhecimento suficiente de avaliação psicológica em concursos públicos. Por isso, ao contratar um profissional, pesquise um pouco sobre ele e combinem previamente o serviço que será realizado.
3) Conheça seus direitos: o candidato tem direito à entrevista e à cópia do laudo. Se necessário, é feito requerimento administrativo junto à banca para solicitar o documento e até mesmo a devolutiva para casos em que o candidato está aprovado. Pergunte ao psicólogo contratado se ele vai assessorar na solicitação desses documentos, isso não é obrigatoriedade dele, mas pode ser assessorado.
4) Fuja de promessas milagrosas: o psicologo contratado não pode ensinar o uso dos testes psicológicos. Isso é ilegal. O acompanhamento em devolutiva serve para assessorar o candidato e para esclarece-lo sobre os termos tecnicos utilizados, usando linguagem acessível para compreensão dos resultados.
5) Solicite previamente a certidão de regularidade e inscrição no conselho de psicologia.
Andrea Pires Waldman
CRP 07/20531
****Proibida reprodução deste texto sem o consentimento da autora.
Comentários
Postar um comentário